Gostaram do primeiro update do post sobre intercâmbio? Quem não leu ainda, o link é esse aqui! Hoje o assunto é um pouquinho chato porém necessário e indispensável HAHAH

Documentos

Para ficar até três meses em alguns países da Europa você não precisa ter visto. O importante é por em ordem o passaporte. Se você não tem é só entrar no site da polícia federal e solicitar a emissão do seu passaporte. É tranquilo, você vai preencher um formulário com os seus dados, imprimir o boleto do GRU (Guia de Recolhimento da União) e agendar uma data para a retirada. No dia você tem que levar os documentos necessários, RG, Título de Eleitor e CPF. Lembrando que cada caso é um caso, então dá uma boa olhada em todas as instruções no site para não ter nenhum imprevisto.

A agência me pediu para levar três cópias do passaporte, duas ficam comigo e uma na escola, para não andar com o verdadeiro para lá e para cá e acabar perdendo. Que a minha mãe demore a ler isso, mas um dia eu quase perdi minha carteira com meu cartão de débito, todo meu dinheiro e meu passaporte original. Nesse dia eu tinha levado para a escola tirar uma cópia. Foi total descuido, fui pegar um refrigerante em uma máquina e aí senti alguém me cutucando. Um cara virou e disse: isso é seu? Não sei da onde ele surgiu mas foi coisa de Deus HAHAH juro que não gosto nem de pensar na dor de cabeça que teria sido se eu tivesse perdido tudo isso. Obrigada moço educado que caiu do céu na minha vida. Então quando seus pais chegam a te irritar com a frase: TOMA CUIDADO COM SUAS COISAS, realmente, cuide direito de tudo.

Não preciso nem falar sobre a importância que um plano de saúde tem, não é mesmo? Graças a Deus eu não precisei usar, fiquei doente mas não passava de uma gripe por conta da baixa temperatura e da minha resistência baixa, mas tenho amigos que precisaram. Não é pessimismo, mas pode acontecer algo, então nada melhor do que estar pronto para isso.

Dinheiro

Uma questão bem pessoal. A libra não é uma das moedas mais baratas do mundo não! Uma libra é igual a R$ 3,89, o câmbio varia todo dia e tem a diferença no valor dependendo se a compra for na espécie ou no cartão.

Eu levei um valor em dinheiro e o resto no cartão de débito. O cartão eu fiz no Banco Confidence e recomento muito! O cartão é um cartão de débito pré pago e você pode usar em qualquer caixa eletrônico na viagem. A agência me deu uma opinião de 100 libras por semana, com transporte e comida, gastos básicos. Para ter mais uma noção, de transporte eu gastava 56 libras por semana e podia andar quantas vezes eu quisesse durante uma semana inteira de ônibus, trem ou metrô, mas isso varia da zona que você mora. Eu morava na 4, quem mora na 1 ou na 2 acaba pagando um valor menor. Vou fazer um post explicando melhor sobre o transporte, podem ficar tranquilos.

Como o café da manhã e jantar eram inclusos no pacote, eu gastava apenas com almoço. Não passava de 10 libras, mas porque ou eu comia na escola, no McDonald’s (um cheeseburguer + batata média + refrigerante médio = 3 libras) ou comprava algo no supermercado Tesco ou Sainsbury. Claro que se você almoçar em restaurantes diferentes o preço vai variar, por exemplo, na minha última semana eu almocei em um restaurante do Jamie Oliver em Covent Garden e gastei 18 libras.

Meu presente de despedida

A post shared by Beatriz Oliveira (@biaholiveira_) on

Tirando isso têm os passeios e as compras. Eu aconselho você a pesquisar sobre os passeios que você quer fazer e coisas que você quer comprar, isso facilita na hora de decidir o valor que você tem que levar. Também vou preparar um post sobre compras e também passeios, tem vários gratuitos!

Eu não levei muito dinheiro, mas não passei vontade e fui em um show e até viajei. Eu só fiquei me controlando, tentando não gastar com besteiras, economizando pelo menos nas primeiras semanas e colocando prioridades. Claro que tenho amigos que levaram muito mais e menos, nem por isso deixaram de aproveitar o intercâmbio, mas é um assunto realmente particular. Queria só dar uma ideia de quanto você pode levar e quanto são os gastos básicos para você se organizar.

Passagens Aéreas e Imigração

O quanto antes você comprar as passagens aéreas, mais barato fica e também existem milhas né? Fazer mala para um mês é complicado para quem faz uma mala gigante para passar um final de semana na casa da amiga, mas é algo que foi superado HAHAH Eu levei uma mala grande e voltei com duas, sorte que o limite é 32 kilos.

Mas vamos falar sobre a imigração. Eu arrumei todos os documentos em uma pasta (carta da escola, carta sobre a família, passagem de volta e passaporte). Olhei para todos os atendentes e vi que um parecia simpático, pensei: caramba, ele poderia me atender. Pois bem, ele me atendeu. Pensei: que sorte a minha. Começaram as perguntas: você é da onde? Ah, eu falo um pouco de português também. Quem vai pagar seu curso? O que você espera dessa experiência? Quanto tempo você vai ficar? É a sua primeira vez aqui? Por um milagre eu fui me virando no meu inglês, até que ele simplesmente saiu com o meu passaporte. Pensei: pronto, fui barrada, acabou, socorro. Na verdade só tinha acabado a tinta do carimbo dele e ele foi pegar emprestado HAHAHA eu já estava passando mal de nervoso e quase cai quando ele virou: seja bem vinda. Queria tanto abraçar ele.

 

Eu falo demais né? Já estou aqui pensando nos próximos temas. Se vocês tiverem alguma sugestão ou dúvidas fiquem a vontade para comentar aqui em baixo ou me chamar em qualquer rede social. Beijos <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *